O que é uma FCA e como irá funcionar?

 

41. Frequência para coordenação entre aeronaves - FCA

Nota: Os procedimentos descritos a seguir não dispensam o piloto do cumprimento das regras de tráfego aéreo relacionadas com a classificação dos espaços aéreos ATS.

1) A freqüência para Coordenação entre Aeronaves deve ser utilizada em aeródromo que não disponha de órgão ATS local ou naquele em que esse órgão opere apenas durante parte do tempo, com o objetivo de melhorar a segurança da navegação aérea na região.

2) Nos aeródromos que não disponham de órgão ATS, a FCA será identificada no ROTAER, precedida da sigla FCA. Nota: A freqüência de 123,45 MHz deve ser utilizada nos aeródromos que não possuem uma freqüência específica publicada.

3) Em localidade provida de órgão ATS, nos horários em que o referido órgão não estiver em funcionamento, a FCA deve ser a mesma freqüência do órgão ATS local.

4) Desde que não haja um procedimento específico publicado para o aeródromo, a FCA deverá ser empregada da seguinte forma:

a) Aeronaves partindo: - manter escuta desde a partida dos motores até 10 NM do aeródromo; e - transmitir a sua posição antes de ingressar na pista em uso para decolagem.

b) Aeronaves chegando: - manter escuta a partir de 10 NM do aeródromo até o corte dos motores; e - transmitir a sua posição e intenção ao ingressar na perna do vento, na aproximação final, ao livrar a pista e iniciando a arremetida.

5) A frequência 134.375 MHz é destinada exclusivamente para coordenação entre ultraleves.

 

wac